7 Regras Essenciais sobre Decoração de Interiores que voce precisa Saber






Entre os profissionais de decoração de interiores e os amadores, que buscam alternativas para os seus espaços, são conhecidas algumas regras essenciais que otimizam os projetos e intervenções nos ambientes, sem cair no clichê ou no vulgar. Confira!



1) Saber ouvir o que o cliente deseja – saber o que quer

É importante conhecer a fundo a personalidade do cliente antes de realizar um projeto. O cliente pode ter um gosto e expectativas bem diferentes da sua enquanto profissional – afinal, o usuário do ambiente será ele e não você e é preciso respeitar. 

Caso você não seja um decorador de interiores e esteja criando o seu próprio projeto de decoração para um espaço, alinhe os seus desejos e a sua personalidade ao que é de fato possível realizar. Liste as prioridades e complementaridades, integrando-as ao layout e ao seu orçamento.


regras decoraçao de interiores


2) Noção de estética

Estética é sempre harmonização – por mais ousado que seja o projeto. A estética, no estrito sentido do termo, é a arte de valorizar e exprimir o belo, aquilo que valoriza o seu entorno. Logo, é importante ao decorador que conheça algumas noções de estética e que as aplique na sua rotina.


3) Aproveitar as características do espaço

Conhecer o layout e as características do espaço é essencial no trabalho de decoração de interiores. Por isso se diz que esta é uma função baseada na personalização do projeto. Cada layout é único e deve ser valorizado conforme os seus aspectos. Os objetos, mobiliário e técnicas escolhidas para o seu espaço devem estar integrados e equilibrados com a proporção de cada lugar. Desta forma, vale a pena detalhar no papel (ou em um software específico) as dimensões do espaço, para que fique mais fácil idealizar o projeto.


4) Ser criativo sempre!

A decoração de interiores exige criatividade. Esta é uma característica que nasce com cada ser humano, mas que é desenvolvida conforme o indivíduo vai evoluindo. No caso do decorador de interiores, este aspecto precisa ser constantemente instigado. É preciso muitas vezes abstrair e construir na imaginação uma proposta que ainda não existe na prática. A criatividade acompanhará cada uma de suas escolhas.


5) Pesquisar muito e faça experiências

Pesquisar sem se cansar: a pesquisa é uma etapa essencial da decoração de interiores. Num mundo cada vez mais globalizado e em um mercado tão competitivo, as propostas e objetos de decoração são infinitamente variados.


6) Coordene com assertividade a divisão dos espaços

Um ambiente esconde na verdade muitos espaços, que devem ser divididos com assertividade. E cada ambiente deve ter uma continuidade com os espaços que o cercam. Há uma lógica que deve ser seguida – isso não quer dizer que todos os ambientes devem seguir a mesma proposta de decoração, mas que deve haver entre os ambientes uma interligação.


7) Iluminação

Quer valorizar um espaço um uma parte ou detalhe deste espaço? Jogue luz! A iluminação e os contrastes são essenciais no equilíbrio da proposta de decoração. É também uma saída segura quando não se sabe o que fazer com o ambiente: deixe-o mais iluminado e terá mais amplitude.



Curso de Decoraçao de Interiores






design e decoraçao de interiores





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...