Designer de Interiores é uma boa Profissão? O que faz e qual Área Atua






Todos os anos milhares de jovens têm que decidir sobre seu futuro e escolher a profissão que pretendem seguir durante suas vidas e que darão o sustento de suas casas e, possivelmente, de suas famílias.

Essa com certeza é uma das escolhas mais difíceis da vida de qualquer pessoa, então pesquisar e conversar com profissionais ajuda muito nessa importante decisão. Para quem escolhe a área de Design de Interiores não é diferente, e hoje com a internet é muito mais fácil conhecer melhor cada profissão.

Aqui neste post vou falar um pouco mais sobre essa profissão para te ajudar a responder a pergunta título desse artigo: Designer de Interiores é uma boa profissão? È você quem tem que decidir isso, pois é algo muito pessoal e que tem a ver com suas aptidões e sonhos.

Queria ressaltar também que nenhuma profissão no mundo dá mais ou menos dinheiro, tudo isso depende do esforço que você faz para alcançar os objetivos que pretende e se entregar sempre ao máximo. 



designer de interiores boa profissao



O que faz e qual a área de atuação de um designer de interiores?


Um profissional dessa área é responsável por desenvolver projetos de decoração para todos os tipos de ambientes, desde os residenciais até lugares públicos ou privados. Esse artista busca sempre aliar estética com funcionalidade harmonizando móveis e outros objetos naquele espaço. A combinação de cores, acabamento e iluminação também garantem conforto e bem-estar aos ocupantes.

Existem algumas áreas de atuação principais desse profissional, entre elas estão lojas de decoração e design, empresas de design, setor hoteleiro e empresas de visual merchandising.



Onde estudar?


Existem faculdades que oferecem o curso de Design de Interiores, entre as melhores estão Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Pelotas.

O curso tem duração de 4 anos e formam cerca de 300 alunos todos os anos. Mas além dos cursos de graduação tradicional, hoje, são oferecidos muitos cursos online nessa área que podem começar com 30 horas de carga horária até se estender a uma graduação completa.



Estágio


Para quem faz um curso de graduação tradicional o estágio é obrigatório e geralmente é feito em lojas, escritório de design, indústrias de móveis ou material de decoração.

Os estágios estão disponíveis praticamente durante o ano inteiro e são aceitos alunos a partir do 4 semestres, quando eles já tem boas noções de sua função. Entre as atividades do estágio estão auxiliar na elaboração de projetos, acompanhar obras e verificar a qualidade do trabalho, executar desenhos em CAD e fazer contato com fornecedores e fabricantes.



Mercado de trabalho


Estima-se que atualmente existam cerca de 15 mil profissionais nessa área em atuação no Brasil. Nesta área não há regulamentação, então não há pré-requisitos para que alguém possa atuar nela, apesar da maioria das empresas exigir o nível superior no assunto.

Inicialmente um profissional de design de interiores deve ganhar em média de 1 a 2,4 mil reais por mês, quando atingir certa experiência esses ganhos saltam para de 2,5 a 3,5 mil reais mensais. Os profissionais mais bem pagos e renomados chegam a ganhar mais de 15 mil reais de salário.

No início da carreira, muitas vezes algumas atividades não estão tão ligadas a criação, sendo que as principais funções exercidas por quem está começando são o atendimento de clientes, desenho de projetos, levantamento de medidas e fotos do local das obras, reunião com fornecedores e o acompanhamento do andamento das obras.

Muitos profissionais quando ganham certa experiência começam a liderar suas próprias equipes e muitas vezes a montar a própria empresa. O auge da carreira é quando o profissional já garantiu uma boa carteira de clientes que dão a ele trabalhos frequentes.



Dicas


Para ser um bom profissional é importante que tenha prazer com o que faz e consiga passar essa boa sensação a todos e aos projetos. Estagiar em diversos lugares também pode ajudar no quesito experiência.

Viajar muito e ler conteúdos de arte, história, tendências e outras línguas ajudam a ampliar o repertório de criação. Lembre-se sempre: Você pode tudo, todas as profissões podem realizar seus sonhos ou se tornar grandes pesadelos.

Legal, este foi o post esclarecendo se designer de interiores é uma boa profissao e falando um pouco também das áreas que atuam. Nao deixe de conferir nossos outros artigos e assim se entrosar mais neste fascinante mercado.

Até uma próxima!






design e decoraçao de interiores






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...