Design de Interiores: Como Encontrar Espaço no Mercado de Trabalho








Aqueles que um dia foram chamados de decoradores, hoje passaram a serem designs de interiores. Essa profissão ganhou esse novo título, pois teve sua área modernizada e ampliada. Este profissional desenvolve, planeja e realiza projetos para interiores de qualquer tipo de local, sempre focando na funcionalidade, qualidade e beleza dos locais.

Para você que já está nesta área ou pretende ingressar nesta carreira é importante saber alguns detalhes para encontrar espaço no mercado de trabalho. Primeiro é importante saber que existem três tipos de cursos para ser design de interior:



Técnico


Este é um tipo de curso que pode ser feito durante o ensino médio e tem como o objetivo capacitar o aluno em matérias práticas e teóricas. É um bom curso para aqueles que querem uma rápida entrada no mercado de trabalho, logo em seguida do término do colégio.



mercado de trabalho design de interiores


Tecnólogo


Este curso já possibilita ao aluno uma graduação. É mais compacto, com duração entre dois e três anos. Por ser um curso de graduação garante oportunidades melhores e mais rentáveis que o curso técnico.



Bacharel


O bacharelado já é como uma faculdade, sendo uma graduação superior. Esse curso dura quatro anos e dá ao aluno uma visão mais ampla de todas as áreas dessa profissão. Essa opção dá a este profissional uma maior amplitude de ação.

Pronto, agora que você já sabe que existem essas diferentes formações na área de design de interiores será mais fácil achar o melhor caminho para você nesta carreira. Uma boa coisa para ter em mente é que o mercado está com demanda para o design. 

Entenda que existem diferenças de salários e cargos para cada formação que você escolher. Então se você for técnico em design seu salário e posição no mercado será diferente do profissional que é bacharel. Mas lembre-se que o técnico vai entrar no mercado bem antes do tecnólogo e bacharel.



Mercado diversificado


Hoje o designer está sendo procurado para trabalhar em empresas de móveis planejados, o que é uma boa opção, pois é um mercado bem amplo. Existem muitas empresas focadas neste tipo de trabalho que prestam serviços e é um trabalho muito indicado para aqueles que buscam uma maior estabilidade. Também há claro a possibilidade de trabalhar como autônomo prestando serviços. 

Existe demanda para esse profissional em diversos setores. Muitos escritórios, hospitais, escolas e lojas querem transformar suas instalações para conseguir mais clientes. E quanto mais obras um profissional desta área têm em seu currículo, mais portas ele consegue abrir no mercado.



Se mantenha atualizado


Também é necessário entender que para se posicionar bem é preciso se manter constantemente atualizado. 

Após se formar é sempre indicado continuar a fazer especializações, pesquisas e cursos inovadores. Isso amplia o espaço no mercado de trabalho. Quanto mais o profissional estiver preparado para enfrentar os problemas no dia a dia, não importa a área que ele esteja atuando, ele será mais bem visto e valorizado.

Legal, com essas dicas voce vai encontrar seu espaço no mercado de trabalho e ser um designer de interiores procurado e recomendado.






design e decoraçao de interiores







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...