O que faz um Designer de Interiores? Vale a pena a Profissao?






Tem algumas profissões que por serem relativamente novas no mercado brasileiro, ainda são pouco difundidas. Daí aparecem questoes como: oque faz um designer de interiores? Vale a pena entrar neste mercado?


Até o fim dos anos 90 o conceito já era trabalhado, mas ainda não reconhecido popularmente, por exemplo. Os profissionais que faziam a decoração acabavam não interferindo em nada na estrutura, apenas trazendo elementos estéticos novos para o ambiente. Este quadro mudou atualmente e os designers ganharam novas atribuições e reconhecimento.



O que faz um Designer?


Esqueça aquela referência que você talvez tenha. Um especialista em decoração e estética, que cria ambientes lindos e cheios de glamour. Claro, os designers ainda criam ambientes assim, mas pensando, ainda, no conforto e na facilidade de uso. 



desginer de interiores oque faz


Não adianta ter uma peça da sua casa como cena de cinema, mas sem funcionalidade. Até porque os tempos mudaram, e hoje, tudo e todos interagem. Os designers inclusive trabalham com softwares de desenho. Além disso, contratar um designer não é algo exclusivo dos mais ricos hoje. 

Os profissionais têm a missão de fazer seus projetos de acordo com o orçamento dos clientes. A preocupação com as datas de entrega, as cores das paredes, os acabamentos, tudo de uma forma original e confortável.



Design X Mercado de Trabalho


O designer constrói a estética de ambientes com cortinas, iluminação, os móveis certos, ele harmoniza o lugar. Uma rotina corrida e que requer contato com demais profissionais. Isso porque o designer acaba planejando, mas não executando diretamente. 

Os trabalhadores de serviços gerais das modificações que for fazer, como marceneiros e eletricista, são parte da gama de pessoas com quem um designer tem contato. Ele pode atuar em casas, lojas, bancos ou até mesmo por conta própria. Para isso sempre é recomendável uma certa experiência. 



O que preciso saber para ser um designer?


Primeiramente, um designer pode se formar em diferentes níveis de escolaridade. Ele pode cursar em grau técnico, tecnólogo ou bacharelado. A mudança está no número de horas e também nos conhecimentos mais aprofundados e específicos do Design. 

O curso de nível superior é reconhecido pelo MEC, o que demonstra a validade do que é ensinado. Para entender a teoria e a prática dos trabalhos feitos pelos designers, é preciso dominar alguns conteúdos. 

Estão entre essas áreas de estudo o desenho, execução de projetos, especificações, cores, perspectivas artísticas, história da arte, conhecimentos básicos de engenharia civil, decoração, mobiliário e diversas matérias ligadas a comunicação e afins.



Qual a diferença entre designers de interiores, arquitetos e engenheiros civis?


Apesar das áreas, de certa forma, se complementarem, elas são bem distintas umas das outras. O arquiteto cuida de um projeto, cria, desenha e supervisiona a execução de obras. O seu trabalho está muito ligado também ao design, principalmente, nas construções urbanas. 

Já o engenheiro civil aplica seus conhecimentos em diversas obras como pontes, viadutos, estradas, seja inclusive as hidráulicas. Quanto aos cuidados e participação na construção tem o trabalho mais parecido com o arquiteto. 

Enquanto isso, como o próprio nome sugere, o designer foca mais ligado ao aspecto de dentro das peças.



Vale a pena investir?


É um profissional requisitado atualmente e consegue muitos trabalhos. Se você tem vontade se tornar um, por exemplo, existe um mercado muito receptivo e de qualidade. Todo mundo sabe que o trabalho dele faz toda a diferença. Torna um abrigo qualquer, naquilo que a mente puder imaginar.

Obrigado por visitar nosso artigo sobre oque faz um designer de interiores. Se voce queria saber se vale a pena a profissao, esperamos ter ajudado a esclarecer essa questao.

Até uma próxima!






design e decoraçao de interiores






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...