Como Projetar um Ambiente de Trabalho Produtivo?






Quando um designer de interiores é contratado para projetar ambientes corporativos, normalmente ele pensa em criar um projeto funcional, atraente e que torne a dinâmica de trabalho o mais produtiva possível. Por isso é de suma importância que este ambiente seja agradável e possa proporcionar resultados positivos para a empresa, seja atraindo clientes ou estimulando os funcionários.

Pesquisas tem mostrado que a presença de objetos pessoais, e outros elementos que estimulem a criatividade, bem-estar e até plantas no ambiente de trabalho podem aumentar consideravelmente a produtividade nas empresas. 



Plantas no ambiente de trabalho


A Universidade de Queensland, na Inglaterra, analisou os efeitos das plantas no local de trabalho por um período prolongado e descobriu que a simples presença delas fez a satisfação e também a qualidade de vida dos funcionários aumentarem. 

Não é de hoje que se nota que o contato com o meio natural gera a diminuição do estresse, e esse conceito está chegando aos ambientes corporativos com força total. Afinal, não podemos esquecer que, muitas vezes, as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa. Por isso precisam se sentir melhor, precisam do acolhimento que uma planta pode trazer, por exemplo.

Empresas que tem se mostrado mais abertas a ambientes corporativos não convencionais, tem notado que a proposta de um layout mais agradável aos colaboradores, estão revolucionando a maneira de trabalhar.



projetar um ambiente de trabalho









Funcionários mais felizes


Estão descobrindo que os funcionários felizes produzem mais resultados. Desta forma, os designers têm sido cada vez mais requisitados para orientar na criação de ambientes que acabam se tornando verdadeiras áreas de descompressão, onde os funcionários têm mais liberdade para relaxar entre uma atividade e outra.

Um bom exemplo de ambiente de trabalho com este estilo é o da famosa empresa Google, que disponibiliza até videogames para os funcionários de divertirem e interagirem entre si nos intervalos do trabalho. A ideia é criar locais que favoreçam o relacionamento interpessoal, aumentando assim a criatividade e a consequentemente melhorando o desempenho dos funcionário dentro da empresa.

Logicamente que não é todo tipo de empresa que se encaixa no perfil supercriativo da Google, mas, mesmo as que têm produções mais tradicionais podem utilizar de artifícios similares para garantir maior bem-estar, se encaixando assim, neste perfil, digamos, mais leve de trabalhar.



Objetos pessoais


Outra pesquisa interessante, desta vez feita pela Universidade de Exeter, também na Inglaterra, mostrou que ter objetos pessoais no trabalho alivia o estresse e aumenta bem a produtividade, cerca de 32% a mais.

Este dado mostra que não é só a presença de plantas, ou sofás, mas não se deve deixar de lado a foto da família ou até do animal de estimação, pequenos objetos que levem a pessoa a se conectar a sua vida pessoal, qualquer elemento que te traga lembranças alegres como lembranças de viagens ou até uma caneca divertida!



O bem-estar pessoal favorecendo a produtividade


Essa informação também é bastante interessante para que designers de interiores levem em consideração ao projetar ambientes corporativos, e até home offices que favoreçam uma rotina de trabalho mais descontraída. Portanto, quando se pensa em escritório, não se deve somente pensar em organização, praticidade, ergonomia e produtividade. O bem-estar pessoal deve igualmente estar na lista de necessidades básicas desses ambientes.

Sendo assim, além de planejar gavetas, prateleiras e arquivos para organizar o espaço, não se deve lançar mão das fotos da família e lembranças de viagens, elementos decorativos do gosto do cliente e até plantas em pequenos vasos na bancada de trabalho.

Tudo isso para que os escritórios deixem de ser lugares impessoais e frios, para se tornarem mais familiares e acolhedores. Obrigada por visitar nosso post sobre como projetar um ambiente de trabalho produtivo. 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis. Até a próxima!


Luciana Bento 
Designer de Interiores e Paisagista






design e decoraçao de interiores





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...