Casa à prova de crianças! Como Planejar um Ambiente Seguro






A primeira e grande mudança na vida de toda família é a chegada de um bebê e junto com ele as adaptações necessárias para recebê-lo. Dessa forma, quando um casal resolve aumentar a família há muito a se planejar além do quarto! Entao, como planejar um ambiente seguro para as crianças?

A casa é um organismo vivo e por isso sempre vai acompanhar as mudanças na vida de seus moradores. As adaptações devem ser feitas por várias razões, estimular a aprendizagem da criança, tornar a casa um ambiente confortável e principalmente, seguro para os pequenos sempre tão ativos e curiosos.



Quarto


O ideal é que ela tenha seu próprio quarto podendo ser dividido em ambiente para brincar e para dormir. É interessante deixar os brinquedos em uma altura que elas possam pegar e guardar quando quiserem. Deste modo, estimula-se a sua independência assim como proporciona um aprendizado natural pela organização.

Ao final da fase do berço, uma medida importante é optar por uma cama baixa, assim ela poderá se levantar e ir dormir quando sentir vontade, sem perigo para sua segurança.

A criança terá necessidade de desenhar e muitas delas acabam rabiscando as paredes da casa. Então por que não oferecer a ela uma parede de lousa onde ela poderá soltar suas habilidades artísticas e estimular sua coordenação motora?

Tendo um local específico para rabiscar é bastante provável que ela poupe os outros cômodos da casa! Porém ela não se limitará em brincar somente no seu próprio quarto, por isso, nas paredes de toda a casa é recomendável o uso de tintas laváveis para solucionar problemas como rabiscos e mãozinhas nas paredes!


ambiente seguro para crianças










Sala


Deve ter área de circulação confortável e com poucos objetos ao seu alcance. Os objetos decorativos quebráveis da sala devem ser repensados assim como móveis com quinas.

Atualmente já existem protetores para quinas à venda em lojas de produtos para casa. Eles são uma boa opção para aqueles que não querem se desfazer do móvel, mas querem garantir a segurança dos pequenos.

Optar por impermeabilizar sofás pode ser um excelente investimento, pois garante a vida útil do estofado, principalmente nesse período familiar em que os pequenos vão possivelmente derramar muita coisa nele!



Banheiro


É prudente deixar a porta do banheiro sempre fechada evitando o acesso das crianças muito pequenas. Além disso, os medicamentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal devem estar numa caixa fechada e de difícil acesso para que não sejam alcançados, caso elas consigam driblar a sua vigilância.



Cozinha


É aconselhável que neste ambiente seja instalado um portão para impedir o acesso livre das crianças, mas em todo caso é necessário tomar alguns outros cuidados para garantir a segurança.

Troque os utensílios como facas e tesouras para as gavetas mais altas e deixe nas gavetas mais baixas apenas panos de prato e objetos que não causem nenhum acidente. Evite os produtos de limpeza nos armários baixos. Eles são um dos grandes responsáveis por casos de intoxicação infantil.


protetor de quina de móveis


Planejando um ambiente seguro para crianças


Considerar a instalação de objetos de segurança, como tela de proteção e grades, para evitar o acesso em alguns cômodos, principalmente cozinha e área de serviço, e proteção de quinas de móveis são algumas das principais medidas para evitar futuros problemas.

Outro ponto da casa que requer muita atenção são as tomadas. Os protetores de tomada são indispensáveis para evitar choques.



Conclusão


Planejar a casa além do quarto do bebê é vital porque garante o conforto e a segurança da casa nos primeiros anos da criança. O desenvolvimento dela depois dos primeiros passos acontece de maneira muito rápida e poucos se dão conta da necessidade das mudanças da casa para acompanhar este processo.

Portanto, pensar à longo prazo é importante para que depois que o bebê cresça, poucas adaptações se façam necessárias. Legal, essas foram as dicas de como planejar um ambiente seguro para as crianças.

Espero que voce tenha gostado das informaçoes e até a próxima!



Luciana Bento
Designer de Interiores e Paisagista






design e decoraçao de interiores





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...